Domingo de Cristo Rei - Ano C
Último domingo do ano litúrgico
O ano litúrgico vai do Advento ao CristoRei - Um percurso, uma mensagem, uma catequese.
Evangelho (Lc 23, 35-43)
1. Três pontos centrais para reflexão:
a) Os chefes judeus e os soldados que zombavam de Cristo crucificado: "Salvou os outros! Que se salve a si mesmo! Se és o Rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!"
b) O letreiro sobre a cabeça de Jesus: "Jesus Nazareno Rei dos judeus"
c) A conversão de um dos malfeitores: "Lembra-te de mim quando vieres com a tua realeza".
A resposta de Jesus: "hoje estarás comigo no paraíso".
2. À procura dum rei:
1. Os magos a Herodes: "Onde está o Rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo!" (Mt 2,2)
2. "Exulta de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém! Eis que o teu Rei vem a ti ! Ele é justo e vitorioso". (Zc 9, 9)
3."Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!" aclamava a multidão com palmas nas mãos.
4. No seu primeiro encontro com Jesus, Natanael sauda-O: "Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Istael! (Jo 1, 49)
5. Os evangelistas, quando se referem ao início da vida pública de Jesus, dizem: " Começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino".
6. Quando Pilatos lhe pergunta se Ele é Rei, responde: "É como dizes. Sou Rei, mas o meu Reino não é deste mundo" (Jo 118, 33)
7. Toda a Sua mensagem se centra no anúncio do Reino de Deus.
8. Os apóstolos são enviados a anunciar o Reino: "Ide e proclamai que o Reino está próximo" e a sua pedagogia consiste, em grande parte, na revelação progressiva dos mistérios do Reino.
9. Jesus ensinou os apóstolos a pedir o Seu Reino : "venha a nós o Vosso Reino"
10. A bemaventurança eterna consiste na posse do Reino: "Vinde benditos de meu Pai possuir o Reino que foi preparado para vós desde o princípio"
11. Jesus aconselhou-nos a procurarmos primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais nos será dado por acréscimo. (Mt 6, 33)
"Louvem-Te, Senhor, todas as criaturas; todos os fiéis te bendigam e dêem a conhecer a glória do Teu Reino. O Teu Reino é um Reino para toda a eternidade e o Teu domínio estende--se a todas as gerações" (Sl 145, 10)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário